SARS CoV 2: como ela poderá acelerar a redução do uso dos Antibióticos Melhoradores de Desempenho (AMDs) na produção avícola
23/09/2020Probióticos são todos iguais?
01/10/2020Em setembro comemoramos o Dia do Veterinário. Para homenagear esses profissionais que diariamente se dedicam em prol da saúde animal, seja no campo ou no ambiente científico, convidamos uma de nossas clientes, a médica veterinária Nancy Kondo, para falar um pouco sobre sua jornada. Nancy atua na Aviagen, uma casa genética que fornece avós e matrizes a clientes em mais de 100 países em todo o mundo por meio de marcas reconhecidas e respeitadas da indústria avícola mundial. E, aqui no Brasil, mantém parceria com a Biocamp.
A motivação da profissional pela medicina veterinária talvez seja recorrente em todos da área — “gostar muito de animais” —, mas sua trajetória profissional destoa. A paixão pelas aves começou ainda na infância – e a genética ajudou um pouquinho. “Meu pai se formou no Japão e, quando chegou ao Brasil, foi veterinário da antiga Cooperativa de Cotia, na área de avicultura. Depois ele deixou a empresa e tivemos uma granja de poedeiras e de frango de corte. Cresci no meio das aves”, diz.
Durante a faculdade, ela fez estágios em diferentes áreas da veterinária, mas sua maior facilidade e paixão era pela ornitopatologia e pelos laboratórios. Formada há 27 anos — e atuando como veterinária desde então —, Nancy sabe que há desafios, mas tem muito orgulho da profissão que escolheu. “O veterinário é um dos principais responsáveis pelo fornecimento de proteína animal de boa qualidade, contribuindo para a saúde das pessoas e dos animais”, ressalta.
É por isso que a Biocamp e a Aviagen estão alinhadas em seus propósitos: ambas acreditam em um mundo com mais saúde para os seres humanos e mais respeito aos animais e ao meio ambiente. E não medem esforços, nem investimentos, em pesquisa e desenvolvimento para alcançar isso.
Produção de proteína: aumento nos próximos anos
Com experiência no ramo da avicultura e olhar apurado sobre as demandas e novas exigências, Nancy faz uma avaliação dos avanços na área para os próximos anos. “A produção de proteína animal, sem adição de antibióticos melhoradores de desempenho, já é uma realidade em muitas empresas. E essa condição irá aumentar nos próximos anos.”
E aqui, mais uma vez, a Biocamp e a Aviagen estão na vanguarda no que tange ao bem-estar das aves. A veterinária conta que os probióticos da Biocamp têm sido utilizados nos programas da Aviagen que têm como objetivo manter nas aves uma boa qualidade intestinal. Desta forma contribuem de forma preventiva para evitar bactérias não desejáveis no sistema de produção.
Probióticos na Avicultura
Os probióticos, de maneira geral, são uma alternativa eficaz ao uso de antimicrobianos e uma solução na prevenção de doenças e síndromes em aves. Desempenham um papel relevante na performance e na resposta imunológica dos animais. O produto usado pela Aviagen, em específico, é o Colostrum Líquido®, que faz parte dos produtos de Exclusão Competitiva da Biocamp.
Para Nancy, há uma série de variáveis que incidem sobre os bons resultados de uma empresa avícola, como manejo, nutrição e biosseguridade. Mas, com certeza, os probióticos são um fator determinante para que esse conjunto de ações tragam resultados satisfatórios na qualidade da saúde das aves — e, consequentemente, dos seres humanos.