Probióticos com efeitos positivos no desempenho zootécnico de frangos de corte e redução de pododermatites, arranhões e hematomas
26/08/2024Princípio de Nurmi – Há meio século (1973) Nurmi e colaboradores já haviam provado que a administração de conteúdo intestinal de aves adultas, a pintos recém nascidos, prevenia a infecção por Salmonella enterica sorovar Infantis. Propuseram então que a microbiota intestinal (MI) desenvolve, naturalmente, mecanismos de defesa contra patógenos.
Hoje as pesquisas evidenciam que a colonização adequada do intestino por uma comunidade microbiana comensal complexa é considerada crítica para a saúde e bem-estar das aves.
A MI contribui significativamente para redução e controle de processos infecciosos, através da competição direta com outros microrganismos, além de apoiar o desenvolvimento adequado do sistema imunológico e modular alguns mecanismos de defesa em órgãos distantes, estabelecendo conexões ou “eixos”, cada vez mais estudados e descritos pelos pesquisadores (Figura 1).
As mucosas do trato respiratório e digestivo, bem como a pele das aves, representam os tecidos com maior contato direto com o meio externo. A maioria dos patógenos que causam doenças infecciosas economicamente importantes na avicultura industrial, afetam o trato respiratório e gastrointestinal. Uma melhor compreensão do papel da MI no desenvolvimento e na função do sistema imunológico de mucosas, incluindo a pele e anexos, é crucial para a implementação de medidas que promovam a robustez das aves na produção industrial.
A administração de MI na fase inicial de vida, através a utilização de probióticos deve ser praticada nos diversos segmentos do setor para atender as crescentes demandas do mercado. Hoje, a colonização precoce já é considerada uma das estratégias mais efetivas para melhorar a performance, saúde e o bem-estar animal na produção comercial de aves, enquanto atende à demanda da sociedade por (i) sistemas de produção responsáveis, (ii) mais seguros, (iii) sustentáveis e, até mesmo, (iv) lucrativos.
Principais vias de transferência de MI (aplicação de probióticos) na indústria avícola:
- Injeção “in ovo”
- Spray na planta de incubação
- Administração via água de bebida
- Administração via ração
Os principais efeitos da aplicação da MI, de forma precoce, pelas vias acima, são:
Colonização precoce & utilização de probióticos na redução de problemas de condenações.
Como órgãos de maior interface com o meio ambiente, o trato digestivo, respiratório, e a pele têm muito em comum. Nas aves de vida livre na natureza, esses órgãos são colonizados por uma rica microbiota, adquirida naturalmente das aves adultas, logo após a eclosão. Porém isso não ocorre de forma adequada na avicultura industrial.
Nos mamíferos, diversas patologias intestinais, que possuem reflexo cutâneo, já são fartamente descritas na literatura. Vários trabalhos demonstram a existência de um “eixo intestino-cérebro”, bem como um “eixo intestino-pele”, além de mecanismos que podem interagir sob circunstâncias fisiológicas e patológicas.
Foi pensando nisso que o Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da BioCamp desenvolveu, junto ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Avicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp/Botucatu, um trabalho com a utilização de duas de nossas seis apresentações de probióticos (a maior do mercado mundial). Os resultados podem ser vistos a seguir.
Pododermatites
Redução de pododermatite (lesões no coxim plantar) em frangos de corte submetidos a diferentes tratamentos
Quais as possíveis causas da redução das condenações de patas com uso de probióticos de microbiota múltipla?
- A elevada umidade da cama é uma das teorias mais exploradas pelos pesquisadores do assunto > leva ao amolecimento e abertura da matriz de colágeno da pele do coxim plantar > facilita a penetração patógenos;
- Redução inflamação intestinal > melhor absorção de água > redução da umidade da cama > diminuição da liberação de amônia > menor agressão ao coxim plantar;
- Mudança da microbiota da cama > aumento proporcional de bactérias láticas > aumento produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que possuem propriedades anti-inflamatórias, e que ajudam a manter a integridade da barreira física da pele > redução de bactérias oportunistas e patógenos (coli, Staphilococcus sp, Enterococcus fecalis)
Lesões da carcaça
Redução de lesões na carcaça para frangos de corte submetidos aos diferentes tratamentos
Quais as possíveis causas da redução das condenações por hematomas, arranhões e outros processos (celulites) com uso de probióticos de microbiota múltipla?
- Microbiota intestinal em equilíbrio > maior produção de serotonina – o hormônio do bem estar – pelo intestino das aves (mais que 90%) > redução do estresse e comportamento agressivo > menor disputa territorial > maior facilidade de manejo > menor estresse na apanha e pendura > menos lesões por hematomas e arranhões.
- Redução inflamação intestinal > melhor absorção de nutrientes: aminoácidos, minerais (Zinco) e vitaminas (vitaminas A e do complexo B, como a biotina) que participam ativamente da formação do tegumento (pele & anexos) > maior proteção contra patógenos secundários (coli; Staphilococcus sp; Enterococcus fecalis).
Consulte o Departamento Técnico da BioCamp. Podemos auxiliá-lo a buscar a melhor solução para reduzir perdas e aumentar a lucratividade nos diferentes segmentos da cadeia de produção:
> reprodutoras > incubatório > integração > abate