Especialista responde as principais dúvidas sobre o tifo aviário
11/03/2022Influenza aviária: surto mundial exige revisão de processos
27/04/2022Melhorar a performance dos lotes e reduzir os problemas sanitários passa necessariamente pela saúde intestinal das aves, resultando na melhoria da competitividade e na viabilidade econômica do seu negócio. Várias estratégias são utilizadas, dentre elas o uso de probióticos, uma ferramenta sustentável e de boa aceitação pelo mercado.
Os benefícios desses produtos já são amplamente conhecidos pelas empresas: eles contêm um ou mais microrganismos vivos que estimulam o desenvolvimento e a maturação do sistema imune inato e específico local (GALT), o que é vital para defesa contra microrganismos patogênicos – além de serem suporte para todas as imunizações na vida da ave.
Mas, para que haja real eficácia dos probióticos — ou seja, para que o intestino das aves continue desempenhando funções essenciais que se traduzem em melhor desempenho zootécnico e econômico —, não basta administrar qualquer produto do mercado.
Probióticos definitivamente não são todos iguais e tanto a qualidade quanto a quantidade das bactérias importam. É por tudo isso que, na hora de escolher os probióticos para seu negócio, é preciso considerar todos os diferenciais de uma empresa com anos de expertise no mercado como a Biocamp.
No conteúdo de hoje, você vai conhecer diferenciais competitivos da Biocamp!
1. Portfólio completo de produtos
A Biocamp possui uma linha de produtos completa, com soluções para os mais variados desafios da produção avícola. Isso possibilita entregar programas customizados para a realidade e necessidade de cada produtor.
2. Diferencial de mercado: probióticos com 21 cepas bacterianas
A Biocamp é uma das poucas empresas que contém em seu portfólio probióticos compostos por 21 cepas, sendo 20 de bactérias láticas e um Bacillus subtilis, com foco em performance e controle de bactérias patogênicas.
Esses probióticos colonizam o intestino delgado e o ceco. Seu uso pode ter início no incubatório e deve ser contínuo, via água de bebida ou ração. São indicados para o controle de enterite necrótica, de salmonelas paratíficas e ganho de performance.
3. Produtores— e exportadores!
A Biocamp atua há mais de 20 anos na produção de probióticos, sempre com foco em entender as demandas do mercado avícola, pesquisar produtos, desenvolver soluções e apresentar inovações.
A nossa credibilidade, investimento em pesquisas, controle e qualidade, em cada uma das etapas da linha de produção, faz com que tenhamos grande abrangência nos mercados de reprodução, frangos de corte e poedeiras comerciais. Exportamos nossos probióticos para toda a América do Sul, Caribe e já estamos chegando na África, Oriente Médio e Ásia.
4. Atendimento especializado
Profissionais competentes e com expertise na área avícola, que conhecem a realidade da produção inerente a cada setor, indicam as soluções ideais para problemas e desafios enfrentados pelos produtores. Além disso, oferecemos assistência técnica pós-venda para seu problema ser tratado de forma única.
5. Instalações extrapolam exigências
Na Biocamp, os probióticos são produzidos em edificações totalmente separadas fisicamente do laboratório de vacinas, mas com o mesmo rigor técnico de produtos farmacêuticos. As instalações foram construídas em isopainel, com cantos arredondados e epóxi no piso, onde a ausência de arranhões e fissuras impede a proliferação microbiana.
Elas não só atendem às normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como extrapolam algumas exigências. As salas limpas são ambientes classificados pelo sistema ISO com filtragem e troca de ar, controle sobre partículas em suspensão e filtros tipo HEPA, com tecnologia capaz de eliminar 99,9% das impurezas. Como diferencial, ainda empregamos fluxo laminar tipo capela ou tipo cortina, que assegura total controle sobre os processos.
Entre uma sala limpa e outro ambiente — seja outra sala ou um corredor —, há uma antecâmara que impede a entrada de ar externo não filtrado. Ao final dos processos produtivos, fazemos a limpeza e desinfecção das salas com posterior validação e registro das ações realizadas.
O acesso a todas essas áreas é restrito. Toda a manutenção e controle dos painéis elétricos e luminárias são realizados pelo piso técnico e as pessoas que acessam as áreas produtivas usam roupas especiais, esterilizadas, que não soltam particulados. Assim, há maior proteção contra possíveis contaminações cruzadas.
6. Sementes selecionadas — e seguras!
As sementes, também conhecidas como master seed, são obtidas por meio de seleções para características probióticas, específicas para cada tipo de indicação, como:
- capacidade de aderência ao epitélio intestinal;
- capacidade de multiplicação;
- produção de bacteriocinas;
- inibição de patógenos, etc.
As bactérias são identificadas por provas bioquímicas, sequenciamento do gene 16S ou por MALDI-TOF. São testadas quanto à pureza, ou seja, na presença de contaminantes (notadamente patógenos bacterianos ou virais conhecidos para as espécies-alvo).
A segurança das sementes com relação à presença de genes de resistência a antimicrobianos também é confirmada. São armazenadas em nitrogênio líquido e ultrafreezer, com backup de segurança e depósito em instituição credenciada por órgãos governamentais.
7. Matérias-primas submetidas a testes
As matérias-primas são adquiridas de fornecedores previamente qualificados. No recebimento, fazemos a análise documental dos certificados e de outros documentos. Amostras são coletadas e enviadas ao controle de qualidade, no qual são submetidas a testes de esterilidade quanto ao crescimento bacteriano.
8. Controle na linha de produção
Matérias-primas, produtos intermediários e produtos finais são testados para ausência de patógenos e contaminantes. Passam por provas microbiológicas e moleculares, aferição de peso, de volume e de outras características que fazem parte da Instrução de Trabalho (IT) de cada produto. A concentração dos probióticos é verificada por provas de titulação de crescimento bacteriano.
9. Garantia da qualidade
Além do controle de qualidade em toda a linha de produção, há um setor que é responsável pela guarda de toda a documentação, rastreamento de cada partida/lote produzido, treinamento de pessoal e relação com órgãos de controle. O foco está na melhoria de processos, que permitem adesão a requisitos exigidos em auditorias, e mitigam possíveis não conformidades.
10. Investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Há pouco mais de 2 anos a Biocamp inaugurou uma estrutura de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) com 160 metros quadrados, localizada em área independente e com moderno sistema de biosseguridade.
O setor é o novo “cérebro” das operações e o “coração” da empresa. É o que permite que a Biocamp esteja sempre envolvida em lançamentos de novos produtos e soluções, novas cepas, melhorias de processos e testes.
Com um time altamente capacitado, o P&D auxilia na validação dos processos de produção e de controle de qualidade, realiza o desenvolvimento de técnicas, processos e produtos, executa testes de seleção de bactérias probióticas e de eficácia dos produtos.
11. Certificações
A Biocamp possui certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com reconhecimento internacional.
12. Atualização e capacitação da equipe
Para a Biocamp, atualização é uma constante. Participamos de eventos do setor avícola para estar em sintonia com os desafios e soluções mais atuais. Além disso, promovemos frequentes treinamentos com a equipe de profissionais que trabalha no atendimento ao cliente, incluindo representantes e distribuidores do Brasil e América Latina.
Esses são 12 pontos que diferenciam os probióticos Biocamp e mostram que a empresa tem verdadeira preocupação com as necessidades do cliente. O nosso compromisso é entregar, com agilidade, soluções que possam atender toda a cadeia avícola e trazer ganhos financeiros e de qualidade aos produtores.
Não medimos esforços para entregar as melhores soluções para o mercado avícola. Para isso, realizamos pesquisas constantes, testes de inocuidade e compatibilidade para produzir probióticos com excelente nível de qualidade e eficácia. Conte com a Biocamp para o desenvolvimento do seu negócio!